Pular para o conteúdo principal

Vote nos melhores livros de 2024

 


OS MELHORES LIVROS DO ANO

Capas das edições com Os Melhores Livros do Ano

2023 (Pedro Vinicio), 2022 (Aline Bispo), 2021 (Carla Caffé), 2020 (Laerte), 2019 (Jano), 2018 (Power Paola) e 2017 (Henning Wagenbreth)

Como funciona

A mecânica é simples: fazemos um levantamento entre os colaboradores, pedindo que votem nas categorias de ficção e não ficção. Há também as categorias divulgação científica (livros que divulgam conhecimento científico para o público não especializado), poesia e infantojuvenil (esses votos podem coincidir com os de ficção e não ficção). A categorização seguirá a classificação feita pela editora, e por essa razão os livros podem ser realocados nas categorias. Não é obrigatório preencher votos em todas as áreas, e é possível votar em até dois livros por categoria.


O ranking será calculado com base nas indicações feitas por todos os nossos colaboradores (resenhistas, ilustradores, fotógrafos, tradutores). Escritores não podem votar em seus próprios livros, e editores de livros não podem votar em livros da editora em que trabalham. As obras escolhidas podem ser brasileiras ou estrangeiras, mas devem ter sido publicadas no ano de 2024 no Brasil, em primeira edição. Obras de anos anteriores e reedições serão desconsideradas. Em relação a livros traduzidos, consideramos aqueles que tiveram uma tradução brasileira inédita.


Na edição de dezembro vamos publicar, além do nome de todos os colaboradores que votaram (sem revelar os votos de cada um), resenhas de algumas obras votadas.


Convidamos você a dar os seus votos! Para que tenhamos tempo de preparar o material, a votação será encerrada no dia 31 de outubro (o leitor será informado de que, em razão dessa data de corte, não entram na votação os lançamentos de novembro e dezembro).


Apenas os colaboradores da Quatro Cinco Um podem votar. Por favor, não encaminhe este e-mail.

Edições anteriores

2017

Em 2017, os dois livros mais votados foram Manual da faxineira (Companhia das Letras), de Lucia Berlin, e O lugar mais sombrio, primeiro volume da trilogia A noite da espera (Companhia das Letras), de Milton Hatoum.

2018

Em 2018, foram introduzidas as categorias ficção e não ficção, e os nossos colaboradores escolheram os contos de O sol na cabeça (Companhia das Letras), de Geovani Martins, e o ensaio Maquinação do mundo (Companhia das Letras), de José Miguel Wisnik.

2019

Em 2019, os queridinhos foram o romance Torto arado (Todavia), de Itamar Vieira Junior, e os ensaios de Verifique se o mesmo (Todavia), de Nuno Ramos.

2020

Em 2020, o romance O avesso da pele (Companhia das Letras), de Jeferson Tenório, e o livro de filosofia A razão africana (Todavia), de Muryatan S. Barbosa fizeram a cabeça dos nossos colaboradores.

2021

Em 2021, os hits foram O lugar (Fósforo), de Annie Ernaux, e O maior revolucionário das Américas: a vida épica de Toussaint Louverture (Companhia das Letras), de Sudhir Hazareesingh.

2022

Já em 2022, os livros mais votados foram a coletânea de ensaios Quando deixamos de entender o mundo (Todavia), de Benjamín Labatut, e o conjunto de histórias Vidas rebeldes, belos experimentos (Fósforo), de Saidiya Hartman.

2023

Facebook icon
Instagram icon
Twitter icon

Comentários